Nossa História

O movimento de fundação da Associação dos Fluviários da Bacia da Lagoa dos Patos é AFLUBAPA, foi realizado em 1976 pelos alunos do Curso Fundamental de Formação de Pilotos, Condutores Fluviais, Marinheiros de Máquinas e Convés, realizado na Delegacia da Capitania dos Portos do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. No encerramento do curso, ao saí­rem em busca do primeiro embarque, depararam-se com muitas dificuldades e ao começarem os estágios, nas empresas de navegação, sentiram a falta de um órgão de Classe para a defesa da categoria, foi então que começou a história da AFLUBAPA.

Com a fundação da AFLUBAPA, locaram uma sala na Rua Uruguai, sua primeira sede. Logo após, veio a filiação a Federação Nacional dos Trabalhadores Marí­timos (FNTTAA), quando a AFLUBAPA passou a dividir a sede com a Delegacia Regional da Federação, localizada na Rua General Cãmara, nº 413, sala 04, onde figura até os dias de hoje, a sede atual da entidade.

Assim, com o passar do tempo, em 26 de dezembro de 1986, foi a Associação reconhecida pelo Ministério do Trabalho como Sindicato Regional de Representação dos Fluviários. Mais tarde, em 31 de março de 1987, é eleita e empossada a primeira diretoria do Sindicato.

O Sindicato é uma entidade de classe reconhecida nacionalmente pela sua história de grandes lutas e conquistas para os trabalhadores da categoria.

Após o 1º congresso, realizado em 1990, adotaria o nome de Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Marí­timos e Fluviais do Estado do Rio Grande do Sul – SINFLUMAR.

Seguindo o crescimento da entidade com ampliação de sua base, nossa entidade foi procurada por trabalhadores de categorias afins, e após uma reformulação estatutária em 1999, foi alterado o registro sindical no Ministério do Trabalho, passando em 2002, a representar, Trabalhadores Fluviais que exercem as funções de Oficiais e Capitães Fluviais, Pilotos Fluviais, Mestres, Motoristas e Condutores, Marinheiros e Moços de Convés, Cozinheiros e Taifeiros e os Trabalhadores em Escritórios de Agências de Navegação Marítimas e Fluviais, em Terminais de Contêineres, Mestres e Encarregados em Estaleiros e Outros Afins, com abrangência territorial no Estado do Rio Grande do Sul.

Entidade filiada a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA.